NKR Tintas

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Aprenda mais sobre tintas, cor, texturas com a NKR Tintas!

NKR Tintas - Cores

Afinal, o que é cor?

A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso. A cor de um material é determinada pelas médias de freqüência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à freqüência daquela cor. Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.

Medição e reprodução

Podemos dizer que há dois diferentes espectros de luz que têm o mesmo efeito nos três receptores do olho humano (células-cones), onde serão percebidos como sendo a mesma cor. A medição da cor é fundamental para poder reproduzi-la com precisão, em especial, nas artes gráficas, arquitetura e sinalização. Existem diversos métodos para medição da cor, tais como a tabelas de cores, o círculo cromático e os modelos de cores.

Percepção da cor

O olho humano é capaz de perceber a cor através dos cones (células-cones) e essa percepção é muito importante para a compreensão de um ambiente. A cor é algo que nos é tão familiar que se torna difícil para nós compreender que ela não corresponde às propriedades físicas do mundo, mas sim a sua representação interna, em nível cerebral. Ou seja, os objetos não têm cor; a cor corresponde a uma sensação interna provocada por estímulos físicos de natureza muito diferente, que dão origem à percepção da mesma cor por um ser humano. A chamada constância da cor é o fenômeno que faz com que a maioria das cores das superfícies pareçam manter aproximadamente a sua aparência, mesmo quando vistas sob iluminação muito diferente.

Combinação de cores

Os artistas, designers e arquitetos usam as cores para causar situações na percepção humana. Por exemplo, pode se conseguir, com correta combinação, um ambiente mais calmo, uma pintura mais suave, desde que usemos percentagens de cores proporcionais e relacionadas.

NKR Tintas - Mapa de Cores

Cultura e influência

Culturas distintas podem ter diferentes significados para determinadas cores. A cor vermelha foi utilizada no Império Romano, pelos nazistas e comunistas. Usualmente é também a cor predominante utilizada em redes de alimentação fast food. O vermelho é a cor do sangue e naturalmente provoca uma reação de atenção nos indivíduos. A cor tem vida em si mesma e sempre atraiu e causou no ser humano de todas as épocas, predileção por determinadas harmonias, de acordo, especialmente, com fatores de civilização, evolução do gosto e pelas influências e diretrizes que a arte marca.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor

<< voltar >>

Clique para retornar à página inicial